O Flamengo se classificou para a final da Copa Libertadores após derrotar o Vélez Sarsfield (Argentina) por 2 a 1, na noite desta quarta-feira, dia 07 de setembro, no estádio do Maracanã no Rio de Janeiro (RJ).
Assim, o Rubro-Negro irá disputar a grande decisão da competição continental com o Athletico Paranaense, o time que eliminou o verdão Palmeiras na outra semifinal. A disputa será realizada no dia 29 de outubro, no estádio Monumental de Guayaquil em Equador.
A classificação da equipe da Gávea foi alcançada em grande estilo, após golear os argentinos no confronto de ida por 4 a 0. Também vale destacar que o Flamengo chega à final da Libertadores invicto.
Mesmo diante da grande vantagem obtida na partida de ida, e contando com o apoio de mais de 66 mil torcedores presentes, o Flamengo manteve muito mais a posse de bola nos minutos iniciais, mas uma posse pouco produtiva diante de um Vélez que se segurou atrás esperando oportunidades de contra-atacar. E devido a essa produtiva postura inicial, os argentinos foram premiados aos 20 minutos do primeiro tempo, quando o meia Janson recebeu na esquerda, avançou e cruzou para o meio da área, onde Pratto não perdoou, e marcou um belo golaço para os Hermanos.
No entanto, ao longo da partida, o time da Gávea começou a ficar mais confortável e confiável com o passar do tempo, e esse otimismo fez com que o empate viesse antes mesmo do intervalo. Logo aos 41 minutos Rodinei tocou a bola para Everton Ribeiro, que levantou para Pedro, que, de costas, acertou cabeçada ‘mortal’ e marcou para o Rubro-Negro. Com este gol, o artilheiro isolado da atual Libertadores acabou se tornando o maior artilheiro do Flamengo em uma edição da competição, com o total de 12 gols (apenas um a mais do que Zico e do que Gabriel Barbosa).
Já na etapa final, o técnico Dorival Júnior fez algumas mudanças, que teria como o objetivo oxigenar a sua equipe, e a mudança de fato causou um bom efeito. Logo aos seis minutos após entrar no gramado, o atacante Marinho recebeu passe enviado por Pedro e acertou um belíssimo gol para dar números finais ao marcador.
Depois de se garantir na final da Libertadores, o Flamengo deverá se concentrar no Brasileiro, onde irá pegar o Goiás no próximo domingo, dia 11 de setembro no Estádio Hailé Pinheiro, também conhecido como Estádio da Serrinha é um estádio de futebol brasileiro localizado no Setor Bela Vista, um bairro nobre no município de Goiânia, capital do estado de Goiás.
Maiores campeões da Libertadores: lista atualizada após o título do Botafogo
Atlético-MG x Botafogo: quem é favorito na final da Libertadores?
Botafogo ruma à final da Libertadores com brilho intenso de Luiz Henrique
Flamengo: 7 erros decisivos na eliminação da Libertadores 2024
Libertadores: Mano Menezes comenta eliminação e aponta falhas do Flu