O Athletico PR é o primeiro time classificado para a final da Conmebol Libertadores! Na última terça-feira, dia 06 de setembro, o time paranaense empatou em 2 a 2 com o Palmeiras, atual bicampeão da competição, no Allianz Parque. Com o empate avançou à decisão por ter vencido por 1 a 0 no jogo de ida.
Palmeiras reviveu novamente o drama das quartas de finais da Libertadores, mas dessa vez não garantiu a classificação. Após a expulsão do zagueiro Murilo, o time paulista mesmo com um jogador a menos em campo, abriu 2 a 0 no placar durante o 2° tempo. Mas acabou sofrendo o empate com o Athletico-PR, ficando no 2 a 2 e sendo eliminado da copa libertadores pelo placar agregado (no jogo de ida, os paranaenses já haviam aberto o placar em 1 a 0 sobre o time alviverde). Ex-jogador do galo, Terans, marca no final e consegue empate, fazendo com que o Athletico Paranaense ganhasse no placar agregado.

Com o resultado, a equipe de Felipão avançou à final do campeonato, conquista realizada pela última vez em 2005, quando chegou à decisão e acabou sendo vice-campeã. Por outro lado, o time comandado por Abel Ferreira interrompe uma sequência de duas finais consecutivas, nas quais venceu as duas. E agora, o time alviverde possuí apenas o Campeonato Brasileiro para disputar até o fim do ano.
Eles buscam o seu primeiro título do campeonato mais importante da América do Sul, a Conmebol Libertadores. Muito provavelmente os paraenses irão enfrentar o Flamengo na final, já que o time Rubro Negro ganhou o seu primeiro jogo sobre o Vélez Sarsfield, por 4 a 0, Em Buenos Aires.
Final da Libertadores
O Athletico-PR irá jogar uma final de Copa Libertadores após longos 17 anos longe, algo que por si só já é esplendoroso, mas ganha ainda mais importância diante do adversário que teve de eliminar nesta terça-feira, em um Allianz Parque lotado, o Athletico teve que buscar empate com o Palmeiras, e conseguiu avançar a final graças à vantagem obtida com a vitória por 1 a 0 no jogo de ida.
Palmeiras mostrou raça ao abrir o placar logo nos primeiros minutos de jogo, com Gustavo Scarpa, e aumentar no segundo tempo, com Gustavo Gómez, para desespero do técnico Abel Ferreira, Murilo foi expulso no fim do primeiro tempo, fazendo com que o elenco jogasse com um a menos. Os paranaenses aproveitaram o fato de ter um a mais em campo e buscou o empate com gols de Pablo e Terans.
Mesmo com um a mais em campo, o Furacão voltou sem força no 2º tempo e viu o time comandado por Abel Ferreira marcar o seu segundo gol logo aos 9 minutos do 2° tempo. Em cobrança de lateral, Marcos Rocha colocou a bola na área. Gustavo Gómez ganhou de Fernandinho e aplicou o segundo da equipe alviverde.
Maiores campeões da Libertadores: lista atualizada após o título do Botafogo
Atlético-MG x Botafogo: quem é favorito na final da Libertadores?
Botafogo ruma à final da Libertadores com brilho intenso de Luiz Henrique
Flamengo: 7 erros decisivos na eliminação da Libertadores 2024
Libertadores: Mano Menezes comenta eliminação e aponta falhas do Flu