O uso extensivo de agrotóxicos é determinante no modelo de produções agrícolas, e estes possuem o objetivo de controlar pragas, doenças e aumentar a produtividade. Sendo o Brasil o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, é impossível ignorar seu comportamento no meio ambiente.
Independente do modo de aplicação, os agrotóxicos possuem grande potencial de contaminação do solo e das águas, já que diversos agentes como a água da chuva, por exemplo, promovem seu deslocamento físico e até mesmo sua transformação química no ambiente. O mesmo vale para o uso de fertilizantes artificiais.
Atualmente, produtos naturais tem ganhado mercado e substituído fertilizantes e agrotóxicos nas produções agrícolas, com o objetivo de minimizar os danos ao meio ambiente e, além disso, como são produtos nacionais, visam diminuir a dependência internacional, principalmente de fertilizantes.
O Brasil tem começado a expandir tecnologias naturais para aumentar a fertilidade do solo e combater pragas, exemplo disso são fertilizantes desenvolvidos pela Embrapa, feitos a partir da reciclagem de resíduos agroindustriais poluentes, como fezes de porco, e que segundo a empresa, são tão eficientes quanto os tradicionais.
“Importamos muito fertilizante e temos muito resíduo animal no Brasil, que é um passivo ambiental. A tecnologia resolve os dois problemas. Estamos falando de [abastecer] 20% da demanda nacional de fertilizante. É algo fantástico”, afirma José Carlos Polidoro, pesquisador da Embrapa Solos.
O agrotóxico natural apresenta baixa agressividade à natureza. É pouco ou não tóxico ao homem, garante eficiência no combate a insetos, entre outros organismos nocivos às culturas agrícolas. Não favorece a ocorrência de formas de resistências de pragas e ainda tem custo reduzido.
Paula Zardetto Ciciliato
Trainee do Departamento de Projetos
Empresa Júnior de Engenharia Biotecnológica
www.biotecjr.com
Cabeleireira adota galo como animal de estimação: ‘Membro da família’
Égua é esfaqueada no olho em Cândido Mota; vídeo
1º Fórum contra Maus-tratos de Animais promoveu amplo debate e foi altamente produtivo
1º Fórum de debates contra maus-tratos de animais domésticos será nesta sexta
Bombeiros resgatam raposa em jardim de creche em Tupã