Brasília, e suas mutações…

Sentado em sua espreguiçadeira, na sacada do apartamento, vovô gosta de contar suas histórias, sempre acrescentando uma pitada de humor. Recentemente, ele me contou que Brasília, por ser uma cidade projetada, permite como em um cenário de novela, sofrer mutações, de acordo com os acontecimentos do dia a dia. Segundo ele…

Se cobrirem Brasília, com uma grande lona, vira um circo. Que certamente, teria o nome de: “Trem da Alegria”. Há muitos políticos no picadeiro, disfarçado de palhaços, trapezistas, equilibristas, contorcionistas, malabaristas e mágicos desaparecendo com o dinheiro dos cofres públicos.

Como diz a música, interpretada por Carlos Galhardo:- Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! Hoje tem goiabada? Tem sim senhor! O palhaço, o que é? E ladrão de mulher!…

Se cercarem Brasília, com um muro alto, vira um hospício. Que certamente, teria o nome de: “Lar Doce Lar”. Há muitos políticos na solitária, disfarçados de loucos varrido, desmiolado, abestalhado, lunático, abobado e amalucado, que chegam apavorar, até criança de colo.

Dizem que de médico e de louco, todo mundo tem um pouco. No caso dos políticos, é só uma loucura aparente, pois nunca vi nenhum deles, rasgando dinheiro.

Se isolarem Brasília, com um extenso alambrado, vira um canil. Que certamente, teria o nome de: “Osso Duro de Roer”. Há muitos políticos no canil, disfarçado de cachorro vira-lata, chihuahua, rottweiler, pequinês, dobermann, poodle e buldogue que dá medo, até em bêbado, cambaleando sem rumo pela calçada.

Você teria coragem de adotar um deles, com aquela cara de mal encarado, feroz, raivoso, rosnando e ameaçando lhe atacar…

Se fecharem Brasília, com tapumes, vira um cortiço. Que certamente, teria o nome de: “Chega Mais”. Há muitos políticos engravatados, disfarçados de sem terra, fazendo puxadinho sem alvará, gato de energia elétrica, ligação clandestina de água, gato de TV a cabo e fossa no fundo do quintal, que o local mais parece um campo minado. Com tanto esgoto, correndo a céu aberto.

Nas imediações do Palácio da Alvorada (residência do presidente), e do Palácio do Jaburu (residência do vice-presidente), há vários apartamentos triplex disponíveis.  Você gostaria de residir em um deles e ser vizinho de um desses ilustres políticos?…

Qualquer dia desses, eu arrumo um tempinho e volto a conversar com meu avô. Quem sabe, ele tem mais uma dessas histórias hilária para contar…

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 02 de Janeiro 2026

Deixe um comentário

Você está aqui : Início > Editoriais > Blogs & Colunas > Artigos > Brasília, e suas mutações…