Alunos de Química da FEMA avaliam qualidade da água em rio da região

© Alunos do 2º ano do curso de Química da FEMA realizaram aferição de amostras de água do Rio Jacu

Amostras foram coletadas em trechos do Rio nos municípios de Platina, Assis e Cândido Mota.

Alunos do 2º ano do curso de Química da Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA realizaram aferição de amostras de água do Rio Jacu queatravessa a região de Assis.

Os procedimentos foram realizados como atividade prática da disciplina de Química Ambiental, ministrada pela Profª Ms. Patrícia Cavani.

Segundo a Professora neste ano os alunos realizaram uma atividade diferenciada na disciplina, onde a proposta para o trabalho foi analisar a qualidade da água do Rio Jacu, verificando possíveis influências ambientais em pontos pré determinados para a coleta, relacionando estas interferências com  os resultados das análises e comparando os resultados com aqueles estabelecidos pela legislação do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA, responsável por classificar os corpos d”agua.

O trabalho contou com a análise em laboratório da água.

As amostras foram coletadas em trechos do Rio nos municípios de Platina, Assis e Cândido Mota e dentre os parâmetros analisados foi verificado a quantidade de nitrogênio, fósforo, matéria orgânica, pH, entre outros; que caracterizam a qualidade da água e podem auxiliar na  atribuição dos seus usos.

Resultado – foi verificado pelos alunos da FEMA que alguns pontos apresentam uma alta concentração de nitrogênio e fósforo, o que indica que a água está recebendo fontes difusas desses poluentes, os quais deterioram a qualidade da mesma e comprometem seu uso. Estas fontes podem ser caracterizadas por resíduos de insumos utilizados na agricultura, em locais que se verificam, por exemplo, a ausência de mata ciliar. Efluentes domésticos também contribuem com o enriquecimento destas substâncias químicas nos corpos d”água. Um dos efeitos da presença em quantidade destes compostos na água seria o processo de eutrofização, quando há o desenvolvimento anormal de algas que desencadearão efeitos negativos para ao rio.

O trabalho contou ainda com a análise em laboratório da água e apresentação dos resultadosem um Semináriorealizado em sala de aula na FEMA.

Para a Profª Ms. Patrícia o trabalho promoveu a aplicação prática dos conteúdos assimilados em sala de aula e ainda colaborou com o controle ambiental, mensurando a qualidade da água do Rio Jacu e demonstrando para a comunidade como está a saúde dos rios da nossa região.

Alunos apresentaram os resultados em um Seminário realizado em sala de aula na FEMA.

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 02 de Janeiro 2026

Deixe um comentário

Você está aqui : Início > Editoriais > Educação > Alunos de Química da FEMA avaliam qualidade da água em rio da região