Na última semana foi divulgado no site da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema o resultado 2013 do PIC – Programa de Iniciação Científica da Fema.
O Programa foi criado em 2001 com o objetivo de incrementar a graduação e promover estreito relacionamento entre estudantes e pesquisadores da instituição, proporcionando desde cedo o contato direto do aluno com a atividade científica e pesquisa. Para a Fema as atividades promovidas com o Programa são essenciais para a evolução da ciência, a estimulação do pensamento crítico e a criatividade do profissional em formação.
O Programa, que anualmente beneficia 30 alunos e professores é totalmente financiado com recursos próprios da FEMA e já distribuiu, desde a sua criação, mais de 500 bolsas. No PIC os alunos são orientados por professores com título de doutor e de mestre e frequentemente as pesquisas extrapolam os muros da instituição, sendo desenvolvidas em conjunto com outras universidades públicas do Brasil, o que favorece a interação com outros pesquisadores e amplia os horizontes para o aluno e seu orientador. Ao ingressarem no Programa Científico da Fema os alunos tornam-se mais preparados para a pós-graduação, compreendem melhor o método científico para a reflexão e resolução de problemas e adquirem uma visão de mundo ampliada, o que influenciará na sua forma de atuação também no mercado de trabalho.
Todos os anos ao beneficiar novas pesquisas a Fema comemora o fato de ser instituição pioneira na área da Iniciação Científica na região de Assis, acreditando que as melhores condições para o aprendizado e desenvolvimento do aluno como cidadão, ocorrem quando os professores e seus alunos estão comprometidos com a educação de qualidade.
A seleção e o acompanhamento dos projetos de pesquisa e dos bolsistas são feitos pela Comissão do PIC, composta de professores da Fema/Imesa com a ajuda de colaboradores externos, que também avaliam desempenho desses bolsistas. Aos estudantes são destinadas bolsas, com duração de 10 meses e valor mensal de 42,5% da menor. O professor Mestre e o professor Doutor podem orientar até dois alunos bolsistas. Dentro do Programa, com o objetivo de promover mais pesquisas, existem quatro categorias: – professor bolsista-aluno bolsista; – aluno bolsista e professor voluntário; – aluno voluntário e professor bolsista; e professor e aluno voluntário.
Segundo a coordenadora Institucional de Iniciação Científica e vice -diretora da Fema, Profª Dra. Elizete de Mello da Silva, dentro das quatro categorias previstas no PIC o Programa promove por ano mais de trinta pesquisas de iniciação científica entre os alunos da Fema, somente em 2013 serão 37 trabalhos. Ela afirma que para a Fundação a manutenção deste Programa e a concessão das bolsas são fundamentais na qualificação dos alunos fora da sala de aula, estimulando a pesquisa e o conhecimento entre os mesmos. A Professora explica que ao participar do Programa de Iniciação Científica o aluno é inserido num caminho sem volta, afinal muitos deles após concluírem o curso sentem-se estimulados e dão continuidade as suas pesquisas ingressando em programas de mestrado, doutorado. “Temos orgulho dos nossos alunos, que além de desenvolverem excelentes pesquisas, levam ao universo da ciência e pesquisa o nome e a qualidade de ensino da Fema. Nossa instituição é reconhecida a cada participação de um aluno do Programa de Iniciação Científica em eventos, congressos e seminários e também posteriormente, no ingresso destes em programas de mestrado e doutorado de instituições de renome,” disse a vice-diretora.
Para a Professora, é importante também reconhecer o mérito da Fema no incentivo a pesquisa e no oferecimento destas bolsas com recursos próprios, fato que segundo ela demonstra toda seriedade e coerência administrativa da Fundação. O Programa de Iniciação Científica segundo Elizete proporciona, não só ao aluno condições de estudo com descontos significativos, mas também confere a Fema um diferencial perante as instituições reguladoras, como no caso do Conselho Estadual de Educação, que vê com bons olhos instituições que incentivam, estimulam e integram a iniciação cientifica à vida acadêmica dos seus alunos.
Além do PIC, a Fema também oferece aos seus alunos outros Programas de Iniciação Científica, como o Pibic e o Pibiti/CNPq e outras possibilidades de Bolsas de Estudos. Para saber mais sobre os Programas de Iniciação Científica da Fema e conhecer os Programas de Bolsas disponíveis na Fundação acesse www.fema.edu.br.
EMEI Pequeno Polegar realiza exposição do meio ambiente
Aluno do 6º ano conquista medalha de ouro em olimpíada internacional de matemática: ‘Me dediquei muito’
Capacita Gov.br oferece cursos gratuitos de transformação digital
Inscrições para o Enem 2022 começam hoje
Estudante já pode entrar com recurso contra isenção do Enem negada