Unesp realiza Encontro Cultural Língua Alemã

© Universidade Estadual Paulista de Assis

Universidade Estadual Paulista de Assis

O Departamento de Letras Modernas, da Unesp de Assis promove o evento II ECLAA – Encontro Cultural de Língua Alemã de Assis de 7 a 9 de maio. Informações acesse aqui.

Entre as atividades programadas, dia 8, às 21 h, haverá a apresentação de peça teatral Bertold Brecht no Teatro Municipal de Assis. Para assistir ao espetáculo, basta levar 1 kg de alimento não perecível.

A apresentação, intitulada Marie, foi criada em 2011 no Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP. O processo criativo teve por inspiração um poema do jovem Bertolt Brecht, A Infanticida Marie Farrar (Von der Kindermörderin Marie Farrar), escrito em 1926 e publicado originariamente em um de seus primeiros livros de poesia, O Livro de Devoção Caseira (Die Hauspostille).

O livro corresponde a uma das primeiras fases do autor, marcada pela proximidade com o expressionismo alemão. Ali, o jovem Brecht manifesta com força impressionante o homem urbano oprimido pela modernidade, esmagado entre as novidades destrutivas do  progresso e a persistência da velha barbárie. O poeta ainda não enxergava possibilidade de transformação do homem sobre o aparente caos do mundo, contudo, mesmo nesse período é possível entrever em Brecht uma espécie de esperança no homem e em sua capacidade de insurgência, que se manifestam muitas vezes como o gosto pela vida e pela subversão da ordem opressora.

A Infanticida Marie Farrar é um poema narrativo que conta a história de uma menina órfã, menor de idade, “fraca e rejeitada”, que trabalha como empregada. Uma pequena criança abandonada à sua própria sorte e que, em tempos sombrios, de crise e desemprego, percebe-se grávida. Após sucessivas tentativas malogradas de aborto, Marie mata o filho assim que ele nasce. Diante do trágico fato, Brecht, ao longo do poema, busca mostrar o avesso da história, isto é, as circunstâncias em torno do atroz infanticídio: o trabalho exaustivo e sem descanso, o desamparo, a solidão e a miséria que a circundava.

A partir da discussão em torno deste material, e valendo-nos dos expedientes do chamado processo colaborativo, o grupo criou a dramaturgia e encenação do espetáculo por meio de improvisações, experimentações em vídeo, composições musicais e debates sobre correlatos atuais deste tema.

Ao longo de 2011 e 2012 o grupo foi selecionado e participou de diversos Festivais e Mostras de teatro (Mostra Luta; Mostra TUSP Experimentos; 25º FITUB; Circuito TUSP de teatro; Mostra Teatro e Universidade, no Teatro de Arena etc.) e apresentou-se em sedes de grupos e movimentos sociais em São Paulo.

Durante esta trajetória continuou a desenvolver o trabalho de criação de modo a manter o processo operante e conjugar as experiências das apresentações com uma investigação cênica cada vez mais vertical.

 

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 02 de Janeiro 2026

Deixe um comentário

Você está aqui : Início > Editoriais > Educação > Unesp realiza Encontro Cultural Língua Alemã