
A forte chuva da tarde da última quinta-feira (25), não foi suficiente para atrapalhar a bela apresentação de Xadrez Humano realizada na Casa da Menina. Com a participação de 34 alunos do projeto Xadrez da Rede Municipal de Ensino, formou-se um tabuleiro onde cada um representou uma peça e dois deles as conduziram para realização da partida.
Neste tipo de disputa, as peças do tabuleiro são representadas por pessoas, sendo que a missão de todos (peças) é sempre proteger o rei, onde cada peça tem movimentação própria e apenas o peão anda para frente, já a torre pode ir para horizontal e vertical. São os passos de cada um que definem a jogada e os segredos do jogo aos poucos vão sendo desvendados na prática.
O xadrez humano é mais uma forma que a professora Cristiane Aparecida Meira, responsável pelo projeto de Xadrez, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e Autarquia Municipal de Esportes de Assis, encontrou para atrair os alunos em um exercício para a mente e para o desenvolvimento de cada um. “Está comprovado que o xadrez pode fazer com que as crianças tenham pensamento mais ágil, tanto matemático como em relação à vida, é um jogo que se enquadra em tudo”, explica a professora.
Para Saionaria Vieira Evangelista, coordenadora geral da Casa da Menina, “é de grande importância a apresentação do Xadrez Humano, pois quando o aluno se envolve e presencia é onde acontece o estímulo para participar das atividades. Nós temos tido contato com as escolas municipais e podemos acompanhar alunos que tinham problema de atenção e após o ingresso no esporte têm tido um melhor desenvolvimento”.
A Casa da Menina é uma instituição de ensino conveniada com a Prefeitura de Assis e cede o espaço para que diversas modalidades do programa “Esporte Como Você Sempre Quis!” sejam desenvolvidas.
EMEI Pequeno Polegar realiza exposição do meio ambiente
Aluno do 6º ano conquista medalha de ouro em olimpíada internacional de matemática: ‘Me dediquei muito’
Capacita Gov.br oferece cursos gratuitos de transformação digital
Inscrições para o Enem 2022 começam hoje
Estudante já pode entrar com recurso contra isenção do Enem negada