Vinagre de maçã é bom para saúde, beleza e ainda ajuda a emagrecer: veja benefícios

Os principais nutrientes são as vitaminas do complexo B, ácido fólico, antioxidantes, ferro e minerais, nutrientes que ajudam o organismo a funcionar de maneira mais equilibrada.

MAMA_MIA/SHUTTERSTOCK

Vinho tinto, branco, álcool, cereais, mel ou frutas são os ingredientes que fornecem matéria-prima para a produção de vinagres. Um tipo, em especial, conquista adeptos por ter mil e uma utilidades: o vinagre de maçã. Além de trazer benefícios para a saúde, o alimento ajuda a emagrecer e ainda pode ser considerado um excelente aliado em tratamentos de beleza.

MAMA_MIA/SHUTTERSTOCK

Benefícios do vinagre de maçã para a saúde

Estudos apontam que o vinagre de maçã pode contribuir para a redução dos níveis de açúcar do sangue, combatendo problemas como como diabetes e obesidade. Além disso, o alimento promove melhora na digestão ao estimular a produção de enzimas que atuam na quebra dos alimentos e na extração de seus nutrientes.

Com poder antioxidante, o vinagre de maçã protege o fígado, previne câimbras, tem ação diurética, melhora as articulações, reduz processos infamatórios, além de combater os radicais livres que provocam envelhecimento precoce.

Vinagre de maçã ajuda na dieta

Consumir vinagre de maçã pode contribuir para o emagrecimento por sua capacidade de dissolver gorduras e, consequentemente, reduzir o peso corporal. O alimento ainda promove boa digestão e combate o inchaço provocado pela retenção hídrica, já que expulsa do corpo as toxinas. Combinados, os fatores auxiliam no processo de eliminação de quilos extras.

5PH/SHUTTERSTCOK

Como consumir vinagre de maçã

O ideal é consumir o vinagre de maçã em jejum, pois assim ele é melhor absorvido pelo organismo. Especialistas indicam diluir 2 colheres de sopa em água para melhora da digestão e desintoxicação do cólon. O consumo em jejum, porém, é contraindicado para quem sofre de gastrite e refluxo, já que ele pode aumentar a acidez presente no estômago.

No mercado é possível encontrar vinagre de maçã pronto para beber, mas vale evitar os de aparência clara demais. Dê preferência ao orgânico, não refinado e não processado, que é mais escuro.

Apesar de ser um complemento natural, o vinagre de maçã não pode ser considerado milagroso e não produzirá efeitos sem alimentação balanceada e prática de exercícios. Além disso, saiba que exagerar no consumo pode, por exemplo, danificar o esmalte dos dentes, já que ele é ácido e, portanto, abrasivo. Depois de ingerir a solução com vinagre de maçã é preciso esperar cerca de 30 minutos até realizar a escovação dos dentes.

Tratamentos de beleza com vinagre de maçã

Além de contribuir para a saúde e o emagrecimento, o vinagre de maçã também é conhecido por fazer parte de diversas receitas caseiras para cuidar da beleza. Saiba como usar o alimento para ter pele e cabelos mais bonitos:

  • Vinagre de maçã para os cabelos: misture 2 colheres de sopa do produto em 1 copo de água e aplique nos fios após a lavagem com xampu. Em seguida, enxague bem e passe o condicionador. O ácido acético ajuda a remover resíduos de cosméticos e deixa os fios mais brilhantes.
  • Vinagre de maçã contra caspa: faça uma solução de partes iguais de vinagre de maçã e água e massageie o couro cabeludo antes de lavar. Outra dica é misturar 1 colher de chá do alimento no xampu comum.
  • Tonificante facial: para criar um produto caseiro para a pele, misture 1 colher de sopa de vinagre de maçã em 2 xícaras de água. Umedeça uma bola de algodão e passe a mistura sobre o rosto limpo e seco. Não é necessário enxaguar.
  • Vinagre de maçã combate o chulé: para evitar odores ruins na região, misture 1 xícara do produto com 4 xícaras de água em uma bacia. Mergulhe os pés por 15 minutos, o enxague e seque. A solução também ajuda a prevenir e combater fungos, como o pé de atleta, por exemplo.

    ARTE VIX.COM

#MAIS LIDAS DA SEMANA