Anvisa proíbe seis cosméticos para cabelos, de condicionador a óleo de argan

© Rótulo do novo óleo de argan produzido pela marca Jhor’s. Foto: Divulgação

[dropcap]M[/dropcap]ais produtos entraram na lista de proibições da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última segunda-feira (2). Na listagem, composta por nove itens, seis são cosméticos para os cabelos. O restante faz parte da categoria de produtos de limpeza. A justificativa do órgão regulador, publicada no Diário Oficial, é a fraude ou a falta de autorização para comércio.

Os produtos para cabelos “Poderoso Cremão“, “Coisa de Louco“, “Verão” e “Comigo Ninguém Pode“, da marca “Madame Look”, fazem parte dos itens considerados ilegais. Segundo a Anvisa, eram fabricados sem registro, notificação ou cadastro.

“A empresa fabricante é desconhecida e o produto colocava indevidamente no rótulo a fabricante Anselmo Mendes Molina Franca – ME”, segundo nota oficial. Como sentença, a Anvisa proíbe a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso dos cosméticos.

Em contato por telefone, o responsável pela empresa, Anselmo Mendes Molina, afirmou que nenhum dos produtos acima faz parte de seu catálogo. Com o nome fantasia de “Cosméticos Bella”, a loja,  localizada em Uberaba (MG), conta com mais de 40 itens para cabelos. “Nós fabricamos cremes para cabelos, mas nunca produzimos estes. É a terceira vez que usam nosso CNPJ para falsificar cosméticos”, acusa ele.

Segundo o dono da marca “Madame Look”, os produtos proibidos pela Anvisa em seu nome foram falsificados. Foto: Divulgação

De acordo com o empresário, à frente da empresa há 15 anos, assim que recebeu a notificação da Anvisa, há cerca de dois meses, enviou todos os documentos que comprovam a fraude sofrida. “Entramos com processo, fizemos boletim de ocorrência e até agora nada. Tem horas que dá desespero, porque somos uma empresa de família”, diz Molina.

Condicionador infantil

Na mesma publicação da Anvisa, o condicionador para cabelos normais, da marca infantil “Cocoricó”, foi considerado clandestino. No rótulo, “usa indevidamente o fabricante 5s Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda.-ME”, segundo o órgão. A reportagem não conseguiu contato com o fabricante.

Foto: Reprodução

Óleo de argan

A comercialização do produto vendido pela marca de cosméticos Jhor’s, de Assis (SP), também foi banida. Na declaração da Anvisa, a empresa fabricante era desconhecida.

Segundo o proprietário da marca, Jone Emerson Pereira Rosa, o cancelamento do registro ocorreu em 2016. “Ele perdeu a validade porque fechamos a parceria com o fabricante. Agora, nossa empresa é quem faz o produto”, explicou por telefone ao Viver Bem. Os novos lotes do óleo, informa ele, possuem registro na Anvisa, assim como os outros 45 produtos de seu catálogo:

Rótulo do novo óleo de argan produzido pela marca Jhor’s. Foto: Divulgação

Creme de massagem

O produto “Hidramais Creme de Parafina”, utilizado para massagens, também entrou na lista dos proibidos pela Anvisa. Na resolução nº 797 publicada em 28 de março, o creme, produzido pela Biocap Indústria de Cosméticos LTDA, foi “considerado insatisfatório para as análises de pH e rotulagem“.

Até o fechamento desta reportagem, a Biocap não se posicionou sobre o assunto.

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 05 de Janeiro 2026

Você está aqui : Início > Editoriais > Estilo de vida > Anvisa proíbe seis cosméticos para cabelos, de condicionador a óleo de argan