FHC aparece em lista de 50 ibero-americanos mais influentes

© O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. (Foto: O Globo)

A revista “Foreign Policy” publicou nesta quinta-feira sua lista anual dos 50 intelectuais ibero-americanos mais influentes, a qual inclui o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o teólogo Leonardo Boff e os diplomatas Samuel Pinheiro Guimarães e Celso Amorim, os unicos representantes brasileiros.

Nesta lista, que visa reconhecer o desempenho da tarefa intelectual e a influência dos mesmos no debate regional e em nível internacional, aparecem escritores, jornalistas, políticos, filósofos, cineastas, poetas e ativistas, como o Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa, a ex-presidente do Chile Michelle Bachelet e a blogueira cubana Yoani Sánchez.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. (Foto: O Globo)

Entre os políticos estão o ex-presidente do governo espanhol Felipe González; a secretária-geral adjunta da ONU, a costarriquenha Rebeca Grynspan; o secretário-geral ibero-americano, o uruguaio Enrique Iglesias, e o ex-presidente chileno Ricardo Lagos, além do mexicano Jorge Castañeda, entre outros.

Em especial, a edição 2012 da lista da “Foreign Policy” destaca um grande número de escritores, que somam 22 no total, entre eles o uruguaio Eduardo Galeano, o dramaturgo chileno Ariel Dorfman e o espanhol Javier Marias.

Agora, a revista, em sua edição em espanhol, convida seus leitores a votar entre essas 50 personalidades da lista para elaborar um ranking com os 10 intelectuais mais influentes.

Aposta nas melhores casas de apostas do dia 09 de Janeiro 2026

Deixe um comentário

Você está aqui : Início > Editoriais > Polí­tica > FHC aparece em lista de 50 ibero-americanos mais influentes