
Há tempos vem se utilizando protocolos de avaliações e medições corporais (Cineantropometria) para acompanhar indivíduos submetidos a treinamentos, para então obter dados sobre a evolução, o progresso, ou ainda o regresso e estabilização de resultados.
E por muitas vezes dados variáveis, como o progresso em algumas partes e o regresso em outras, ou seja, a avaliação vem para suprir uma necessidade que é de principalmente avaliar o estado do individuo antes, durante ou depois de um certo período de treinamento. A avaliação física também atua nas áreas da saúde, para se avaliar um certo estado corporal, como em grupos de controle de peso, grupos com magreza patológica, introdução a atividade física na terceira idade, etc.
Dados como IMC, ICQ, PA, BPM, Circunferências Corporais, Dobras Cutâneas (Aqui entra, percentual de gorduras, peso magro, peso gordo, peso ideal, peso excedente), Avaliação Postural, Avaliação Cardiorrespiratória, Recomendações de Treinamento, etc. Ao final são traçados alguns objetivos a serem alcançados para a próxima avaliação, como por exemplo, atingir um certo percentual de gordura e ou peso, aumento de certas medidas braquiais e redução de medidas abdominais, para citar exemplos. O individuo é submetido a um treinamento no período de 60 a 90 dias. Para então ser reavaliado
A avaliação Física, é uma parte essencial do treinamento, ela antecede a prescrição e periodização do treinamento e vem para identificar e coletar dados referentes ao individuo.
Autor: Juliano Moreira
Avaliador Físico
Confira a previsão do tempo para este fim de semana
Assis amanhece coberta por neblina e “anuncia” declínio na temperatura
Chuva forte alaga ruas e arrasta veículos em Assis
Quinta-feira amanhece sob chuva, mas calor continua em Assis; confira
Após forte onda de calor, chove em Assis; confira a previsão
Com ctz os melhores resultados nascem de uma dieta adequada, e a melhor forma de obtê-la é com uma boa avaliação fÃsica periódica… parabéns!!! Rumo ao sinistro moçadaaaa…