Assisense Giovana dos Santos ganha bronze nos 400 m no Mundial Sub-18

Atualmente, Giovana mora e treina em Presidente Prudente (SP). Ela ganhou o bronze nos 400 m, com a marca de 53.57, novo recorde brasileiro da categoria.

Giovana comemora a conquista do pódio em Nairóbi (Marcos Vieira/CBAt)

A assisense Giovana Rosália dos Santos conquistou na sexta-feira (14) uma medalha para o Brasil no Campeonato Mundial Sub-18 de Atletismo, que está sendo disputado no Estádio Kasarani, em Nairóbi, no Quênia. Ela ganhou o bronze nos 400 m, com a marca de 53.57, novo recorde brasileiro da categoria.

A tcheca Barbora Malikova ganhou o ouro, com 52.74, seguida da queniana Mary Moraa, prata com 53.31 – todas com recordes pessoais.

Atualmente, Giovana mora e treina em Presidente Prudente (SP). Ela chorou muito após cruzar a linha de chegada e ver que havia conquistado a medalha e batido o recorde brasileiro.

“Esperava o resultado, mas é um alívio quando você vê que conseguiu alcançar um objetivo”, disse a atleta por telefone. “Agora, quando voltar para casa, quero cobrar o churrasco que apostei com o Inaldo (Inaldo Sena), meu treinador, de que iria quebrar o recorde”, prosseguiu Giovana.

Giovana treina com Inaldo há três anos, na pista da UNESP. Começou nos 100 m e nos 200 m, mas desde 2015 deu preferência aos 400 m. No ano passado, teve uma experiência difícil ao romper o ligamento cruzado anterior do joelho direito e passar por cirurgia e ficar meses sem treinar.

Atleta do FCTE, de Presidente Prudente, tinha como melhor resultado pessoal a marca de 54.43, obtida em Campinas (SP), no dia 20 de maio passado. Já o recorde brasileiro sub-18 pertencia a Amanda Fontes Dias, desde o dia 2 de setembro de 2000, com 54.27.

O presidente da CBAt, Toninho Fernandes, comemorou a medalha de bronze. “Parabéns à Giovana e a todos que contribuíram para a sua conquista”, disse Toninho.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA