Julián Araujo sai por empréstimo para o UD Las Palmas sem ter jogado um minuto sequer pelo FC Barcelona.
Segunda temporada sem poder jogar no time principal do Barça, mas dessa vez a culpa é de Xavi Hernández. Prestes a completar 22 anos de idade, o mexicano Julián Araujo chegou por empréstimo ao Las Palmas por uma temporada, depois de não fazer parte dos planos do time blaugrana.
Araujo acreditou na palavra de Xavi de que a melhor coisa para ele era ir para outra equipe e, em vez de ficar no banco, ele preferiu adiar seu sonho e tentar a sorte nas Ilhas Canárias. Dessa forma, o clube catalão e o Las Palmas chegaram a um acordo sobre a empréstimo do mexicano, que chega ao seu novo clube para “crescer e aprender”.
Por outro lado, o lateral-direito se junta à equipe dirigida por García Pimienta sem ter tido nenhum tiroteio na última parte da temporada passada. Isso se deve ao fato de que o Barcelona o contratou em fevereiro de 2023, mas não conseguiu registrá-lo no time principal devido a problemas burocráticos.
Em vista disso, Julián Araujo ficou sem a possibilidade de jogar sob o comando de Xavi Hernández até junho, quando jogou um amistoso. A partida contra o Vissel Kobe foi a única ocasião em que Julián pôde ser visto com o time principal.
O mexicano é apoiado apenas por suas estatísticas da primeira parte da temporada em que jogou pelo LA Galaxy. Ele fez 35 aparições na MLS pelo LA Galaxy e 4 aparições na Copa dos EUA, marcando 1 gol.
O Barcelona o descartou e o Las Palmas o contratou.
Depois de ser oficializado como um novo jogador do Las Palmas, o mexicano expressou que estava feliz por fazer parte da equipe das Ilhas Canárias. Também, agradeceu seus representantes e os blaugranas por fecharem o acordo com as Canárias.
Sua saída do FC Barcelona é acompanhada pelas de Sergio Busquets e Jordi Alba para o Inter Miami. Além disso, Pablo Torre foi emprestado ao Girona e Nico González al Porto.