Elche denunciou formalmente o alinhamento impróprio de Gavi na derrota 4×0 contra Barcelona. Se a reclamação for bem sucedida, o Barca perderá os três pontos no sábado.
O comitê de concorrência da La Liga abriu o arquivo para o caso de alinhamento indevido denunciado pela Elche. Barcelona terá agora uma semana para responder às acusações.
Como a alegação foi apresentada por um clube, o comitê deve notificar a parte envolvida. Neste caso: Barcelona. O clube terá até terça-feira da próxima semana para apresentar sua defesa perante o órgão disciplinar.
Elche se apega ao artigo 141 do Regulamento Geral, que diz o seguinte:
“Os futebolistas cuja licença é cancelada não podem, durante a mesma temporada, obter uma licença na mesma equipe do clube ao qual já estavam ligados”.

Enquanto isso, o lado catalão está confiante de que ganhará seu caso. A diretoria da Culé está contando com o apoio da LaLiga e da Federação. Isto porque, segundo Mundo Deportivo, a equipe judicial consultou os órgãos se Gavi pudesse jogar.
Em nenhum momento da decisão sobre o arquivo de Páez Gaviria diz que seu arquivo foi cancelado. A única coisa que a decisão da La Liga e do tribunal comercial estipula sobre o contrato de Páez Gavi é que ele é cancelado. é que ele retorna a ser um jogador da equipe reserva.
Enquanto se aguarda a resposta do comitê disciplinar, outras equipes podem seguir o exemplo da Elche. O Real Madrid ou Girona podem denunciar o alinhamento impróprio por Gavi.
A resposta só será dada na quarta-feira da próxima semana, então só temos que esperar.
Possíveis sanções para o alinhamento de Gavi
O Código Disciplinar RFEF tem sua própria seção para situações de alinhamento impróprio. Não há apenas a questão de perder a partida e os três pontos.
“A partida será perdida, declarando o adversário vencedor com o resultado de três gols como sendo nulo, a menos que uma pontuação mais alta tenha sido obtida, se a competição for por pontos, nesse caso será mantida”, é o que diz o regulamento sobre a sanção.
Não é apenas uma punição esportiva, mas também financeira. “Uma multa acessória será imposta ao clube responsável no valor de: 6.001 a 9.000 euros“. A multa varia de acordo com a categoria profissional do clube.

E caso a escalação seja devida a uma sanção da federação contra o jogador, há também um protocolo.
“Se o mau uso do time por parte do jogador foi devido a uma suspensão da federação, a partida em questão, declarada como perdida para o clube ofensor, será contada para o cumprimento da sanção imposta ao jogador que abusou da partida”.
Rayo Vallecano x Celta de Vigo: palpites, onde assistir e escalações – La Liga (10/01)
Valencia x Real Madrid: palpites, onde assistir e escalações – La Liga (03/01)
Real Madrid x Sevilla: palpites, onde assistir e escalações – La Liga (22/12)
Osasuna x Athletic Bilbao: palpites, onde assistir e escalações – LaLiga (21/12)
Girona x Real Valladolid: palpites, onde assistir e escalações – La Liga (20/12)