Faltando 4 dias para a estreia da Espanha na Liga das Nações Feminina, a RFEF oferece a suas jogadoras um acordo para retornar.
Horas-chave dentro da Federação Espanhola em face da solicitação da UEFA para enviar sua lista de convocadas para a Liga das Nações. No entanto, ainda não montaram uma equipe para participar do torneio.
Sem 21 das 23 campeãs mundiais prontas para defender a La Roja e 4 dias antes da partida contra a Suécia pelo campeonato europeu, a RFEF teve que tomar a seguinte decisão de medidas desesperadas.
De acordo com a Onda Cero, a Federação ofereceu às jogadoras para atender parte de suas demandas: remover os trabalhadores que foram mencionados em seu último comunicado. Isso será feito em um período de não mais de um mês, desde que retornem à equipe nacional.
Entre as saídas solicitadas estão as do secretário-geral Andreu Camps, do diretor de integridade Miguel García Caba e de membros do departamento de comunicação.
Para tomar a decisão de retornar, a RFEF deu às Soñadoras até esta segunda-feira para comunicar se podem contar com elas. Se não receberem uma resposta, o órgão dirigente do futebol espanhol presumirá que as jogadoras não serão convocadas.
Existe um “Plano B” na Espanha?
Se as campeãs mundiais mantiverem sua postura de não retornar, a nova técnica da Espanha, Montse Tomé, terá que recorrer a outras jogadoras. A única jogadora que participou da Copa do Mundo e ainda está disponível para La Roja é Athenea del Castillo, que foi uma das duas jogadoras da Copa do Mundo que não se demitiu.
No momento, não se sabe quem a treinadora chamará como parte de seu “Plano B”. No entanto, a espanhola compareceu ao último duelo de Atlético de Madri x Athletic Bilbao para observar o desempenho de algumas das futebolistas.
A equipe nacional da Espanha é obrigada a revelar sua lista de convocadas até quinta-feira, pois a primeira partida será na sexta-feira. Existe a possibilidade de que sejam convocadas jogadoras que nunca vestiram a camisa do time antes.
Há também a opção de convocar as sub 21 e até mesmo as sub 19 para preencher as vagas.
Próximas partidas das Soñadoras
Suécia vs. Espanha
- Data: sexta-feira, 22 de setembro.
- Horário: 18:30h (horário local).
- Estádio: Gamla Ullevi.
Espanha x Suíça
- Data: Terça-feira, 26 de setembro.
- Horário: 21:00h (horário local).
- Estádio: Estadio Nuevo Arcángel.