Thiago Silva, um dos melhores zagueiros do mundo, quase foi afastado por uma doença grave. Sua história poderia ter sido totalmente diferente do que é hoje. O zagueiro confessou que sofreu de tuberculose no início de sua carreira e quase foi obrigado a deixar o campo de jogo.
Em entrevista ao canal oficial do Chelsea FC, o zagueiro revelou que a doença foi detectada quando ele estava emprestado ao Dínamo de Moscou. Na época, foi emprestado pelo Porto, de Portugal. Na época, os médicos chegaram a considerar operar seu pulmão devido à natureza crítica da situação.
“Eu me mudei para o Dínamo de Moscou, na Rússia, emprestado pelo Porto, e durante a pré-temporada comecei a me sentir muito mal. Fiz alguns exames e foi confirmado que eu estava com tuberculose em estágio muito avançado”, disse Silva.
O momento mais difícil com a doença foi quando soube da operação, de acordo com o zagueiro. Os médicos decidiram mantê-lo no hospital para lhe dar medicação e monitorar sua condição. “Os médicos na Rússia queriam operar meu pulmão“, diz Thiago. “Com isso, tenho certeza de que nunca mais teria jogado futebol. Foi um período muito difícil”, continuou ele.
Recuperação
Os medicamentos fornecidos pela equipe médica de ambos os clubes, Porto e Dínamo de Moscou, ajudaram na rápida recuperação de Thiago Silva. Não houve necessidade de cirurgia. Ele completou sua reabilitação em Portugal.
Foi feito um acordo com os médicos da Rússia e de Portugal, juntamente com o advogado de Thiago Silva, para que o jogador fosse transferido para solo português. Ele teve que esperar três meses para retornar às suas atividades. Nesse meio tempo, estava apenas “tomando meus remédios e fazendo minhas caminhadas diárias”.
“Quando você passa por um momento difícil em sua vida, você sabe que sairá vitorioso. Não só realizando o seu sonho, o seu destino de jogar futebol, mas também conquistando todos os títulos que você desejou”, encerrou um dos capitães da seleção brasileira.

Números de Thiago Silva 2022/2023
O zagueiro perdeu vários jogos pelo Chelsea devido a uma lesão no joelho contra o Tottenham. Desde então, tem-se falado sobre uma possível saída do brasileiro nessa campanha, mas ele ainda está sob contrato com o time.
Ele disputou apenas 27 jogos, um deles no banco de reservas, não marcou nenhum gol e deu duas assistências em 2.352 minutos jogados na Premier League.
Na defesa, foi cortado 27 vezes. Afastou 109 bolas perigosas em sua área e interceptou 34 bolas. Recebeu dois cartões amarelos e nenhum vermelho. De acordo com o FotMob, ele teve uma avaliação de 7,23 na temporada.