Com estruturas inovadoras Catar se prepara para receber a primeira copa do Mundo no Oriente Médio.
O Catar é um país considerado relativamente pequeno, com aproximadamente 2,8 milhões de habitantes, repleto de dunas e praias, paisagem desértica e uma arquitetura ultramoderna, será palco para o grandioso evento esportivo mundial a Copa do Mundo 2022.
O mascote escolhido para representar o evento deste é o La’eeb, um lenço de cabeça árabe. Segundo a FIFA, seu o nome significa “jogador habilidoso”.
A Copa este ano acontecera entre 20 de novembro a 18 de dezembro, devido as altas temperatura do país no verão em junho e julho.
Algumas polêmicas foram geradas após a FIFA escolher Catar como sede da Copa do Mundo 2022, por conta da cultura do país ser totalmente diferente do demais países e ser considerado um país conservador e relutante a mudanças. Entre elas temos a proibição do uso das bandeiras LGBTQIA+ durante os jogos, para a “preservação dos demais torcedores? e alguns hotéis se recusaram a receber homossexuais.
O assunto mais comentado é sobre o trabalho escravo e mortes de trabalhadores na construção dos estádios.
Os trabalhadores alegaram que foram obrigados a trabalhar 12 horas por dia sob o sol escaldante de Catar, sem pausa para intervalo e alimentação. Idas ao banheiro ou até mesmo um copo d’água eram motivos de punições.
Alguns trabalhadores relataram que além das horas diretas trabalhadas, sem folgas semanais, passavam mais oito horas em treinamentos, totalizando uma jornada de trabalho de mais de 20 horas.
As temperaturas no verão de Catar podem chegar a 50° diariamente, gerando um calor insuportável e insalubre somado as condições precária, resultou na morte de mais de sete mil imigrantes trabalhadores dês da escolha do país para sediar Copa.
Várias manifestações foram feitas nas redes sociais pela população mundial e por jogadores importantes, na tentativa de mudar o país que fosse sede da Copa do Mundo 2022, sem sucesso, pois segundo a FIFA mais 24 milhões de ingressos já tinham sido reservados.
Conheça a infraestrutura e a ecologia de cada estádio que sediarão a Copa do Catar 2022.
Com infraestruturas inovadoras, estádios ecológicos, energia e transporte, essa Copa promete ser a mais sustentável realizada da história.
Segundo os organizadores e desenvolvedores todos os oitos estados foram desenvolvidos para serem sustentáveis e eficientes em água e energia.
1 – Estádio Al Janoub

Antigamente conhecido como Estádio Al Warkrah, foi projetado e construido pelo escritório Zaha Hadid Architects ao lado da AECOM. Al Janoub tem capacidade para quarenta mil pessoas.
O mesmo é localizado na cidade de Al Warkrah, ao sul de Doha. O projeto foi inspirado em mergulhadores de pérolas, pescadores e batia veleiros.
Atualmente conta com 40 mil assentos mas após a Copa 20 mil assentos serão doados para projetos de desenvolvimento em outros países.
Para que o estádio possa ser usado por muitos anos, escola, pistas de corrida, hipismo, ciclismo e espaços para evento, estão sendo construídos em torno mesmo.

2 – Estádio Al Thumama

Inspirado nos tecidos de uma Gahfiya, touca usada por Homens muçulmanos na região, a arquitetura do estádio é uma homenagem a cultura árabe.
O estádio foi desenvolvido para economizar 40% a mais de água que um estádio comum. Cerca de 84 % das árvores são nativas e a irrigação das mesmas ficam por conta de águas recicladas.
Desenvolvido e construído por Ibrahim Jaidah Architects & Engineers.
3 – Estádio Ahmad Bin Ali

O estádio Ahmad Bin Ali possui ondulações que foram inspiradas na cultura árabe importância da família, na beleza do deserto, na fauna e na flora nativa e o comércio local.
Conta com cobertura e sistema de resfriamento e capacidade para 44.740 pessoas.
desenvolvido e construído por BDP Pattern e AECOM.
4 – Estádio Education City

Com foco na acessibilidade o Estádio Education City foi construído no nível do mar para manter as temperaturas amenas na arena.
Fachada com designer triangulares que muda de cor no decorrer do dia conforme a luz solar.
Desenvolvido e construído por Fenwick Iribarren Architects.
5 – Estádio 974

Considerado o mais inovador entre os oitos, o Estádio 974 foi inspirado no comércio marítimo de Catar e leva esse nome devido a quantidade de containers usados para construir o mesmo.
Com capacidade para 40 mil pessoas, será desmontado após a Copa.
Desenvolvido e construído por Fenwick Iribarren Architects.
6 – Estádio Khalifa internacional

Localizado na cidade de Al Rayyan, o Estádio Khalifa internacional foi construído em 1976 e palco para diversos jogos importantes, passou por uma reforma e ampliação, recebendo um tecnológico sistema de refrigeração para conforto dos jogadores na Copa do Mundo 2022.
Conta com uma estrutura auxiliar que possuí lojas, salas, áreas VIPs, praça de alimentação, centro médico e até mesmo um museu.
Construído e desenvolvido por Aspire Zojr Foundatin.
7 – Estádio lusail

Com seu designer inspirado em luzes e sombras visto na lanterna Fanar, o Estádio lusail tem como objetivo a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
O estádio sediará a final da Copa do Mundo Catar 2022, possui capacidade para 80 mil pessoas.
Considerado o maior estádio entre os oito, após a Copa será transformado em uma área comunitária com escolas, lojas, espaço esportivo e clínicas de saúde.
Desenvolvido e construído por Foster+Partners ao lado de Populous.
8 – Estádio Al Bayt

Escolhido para ser palco da grande e esperada estreia da Copa do Mundo FIFA 2022 Catar, o Estádio Al Bayt está localizado na cidade de Al khor e faz homenagem ao passado e presente do Catar, enfatizando a cultura, tradições e a história da cidade.
Possui capacidade para 60 mil pessoas.
Parte de suas arquibancadas serão doadas para países com baixa infraestrutura para esportes.
Desenvolvido e construído por AS+P Albert Speer + Partner em parceria com Dar Al-Handasah
Além dos Estádios, o Catar investiu no planejamento dos transportes com acessibilidade para os passageiros.
As linhas amarelas, vermelhas e verdes vai conectar os passageiros a seis estádios já construídos em 2020.
Para os outros dois estádios o governador irá disponível os trens, táxis do governo, ônibus e Uber.
Torcedores com ingressos em mãos, os transportes público serão gratuitos no dia da partida. Conclui-se que a Copa do Mundo Catar 2022, mesmo com tantas polêmicas, será uma das mais organizadas e sustentáveis da história. Além de superar os números de turistas devido ser o maior evento Mundial depois da pandemia.
Sérvia x Dinamarca: palpites, onde assistir e escalações – Liga das Nações (18/11)
Itália x França: palpites, onde assistir e escalações – Liga das Nações(17/11)
Itália x Israel: palpites, onde assistir e escalações – Liga das Nações (14/10)
Finlândia x Inglaterra: palpites, onde assistir e escalações – Liga das Nações (13/10)
Áustria x Noruega: palpites, onde assistir e escalações – UEFA Liga das Nações (13/10)