A primeira participação de Lionel Messi em uma Copa do Mundo foi em 06 de junho, contra a Sérvia e Montenegro, na qual ele marcou o último gol da partida.
Lionel Messi jogou pela primeira vez com a seleção argentina em uma Copa do Mundo em 16 de junho de 2006 na Alemanha. A partida foi contra a Sérvia e Montenegro na fase de grupos. O astro do futebol argentino, aos 18 anos de idade, vestiu a camisa da seleção com o número 19 e seu sobrenome nas costas.
Naquela época, Lionel estava apenas começando sua longa jornada no FC Barcelona. Ele havia acumulado 34 jogos e duas temporadas com o FC Barcelona e foi graças a isso que o então técnico da Argentina, José Pékerman, entrou em contato com ele para se juntar à equipe.
O jogador entrou em campo aos 75 minutos da partida para substituir Maxi Rodríguez e fazer sua estreia oficial em uma Copa do Mundo. O placar estava 3 a 0 a favor da Argentina e, apenas três minutos depois, ele deu a assistência para Hernán Crespo marcar o quarto gol da partida.
No entanto, 10 minutos depois dessa assistência, foi a vez de Messi marcar seu primeiro gol na Copa do Mundo e encerrar o jogo. As arquibancadas explodiram de alegria e Diego Maradona foi visto comemorando o gol do estreante em clima de euforia. E assim terminou a partida, com o placar marcando 6×0 a favor da Argentina.
Lionel Messi e um sonho que se tornou realidade
Naquele 16 de junho, nas arquibancadas, os torcedores argentinos seguraram uma faixa premonitória mostrando Lionel Messi segurando a Copa do Mundo e a frase: “Este é o meu sonho”. Com isso, eles anteciparam o que anos depois se tornaria realidade.
Desde aquele dia, foram necessários pouco mais de 16 anos para que o jovem argentino conquistasse a vitória na Copa do Mundo de 2022, no Catar, onde derrotou a França. A Argentina de Messi provou sua superioridade ao derrotar a equipe francesa por 4 a 2 nos pênaltis.
Atualmente, o camisa “10” esteve presente em cinco Copas do Mundo e é o jogador argentino com o maior número de gols e partidas na história dos torneios mundiais. Na verdade, ele ultrapassou Hernán Crespo, que era o argentino com mais gols, e Lothar Matthaus, o jogador alemão com mais jogos disputados no torneio.
No entanto, Messi, de 35 anos, confirmou à mídia chinesa Titan Sports que o Catar 2022 foi sua última participação na Copa do Mundo e que ele não espera vestir a camisa da Argentina na próxima Copa do Mundo no México, Estados Unidos e Canadá em 2026.
“Essa foi minha última Copa do Mundo. Verei como as coisas vão se desenrolar, mas, em princípio, não, não irei à próxima Copa do Mundo.”.
disse Lionel Messi.