O lateral-direito da La U, Yonathan Andía, recebeu a sentença depois de ser acusado de cometer um crime de trânsito por dirigir embriagado.
Yonathan Andía está no centro da controvérsia há mais de um ano, quando foi preso após fugir de um teste de bafômetro. Na ocasião, ele estava dirigindo seu carro embriagado. O jogador de Universidad de Chile foi preso pelas autoridades policiais na comuna de La Florida.
Finalmente, o Tribunal anunciou a sentença que o jogador de futebol terá que cumprir em uma base obrigatória. A punição estabelece a suspensão de sua licença por 2 anos. Isso significa que ele não terá permissão para dirigir em nenhuma circunstância. Andía estava enfrentando um pena privativa de liberdade que pode ser estendida para 540 dias.
Tudo está enquadrado no Lei de Tolerância Zero que foi estabelecida no Chile em 2012. No entanto, a sentença não foi tão severa porque nenhuma outra pessoa estava envolvida no incidente. Como não houve feridos ou mortos, o tribunal foi menos rigoroso.
Da mesma forma, o lateral deve doar para o serviço de bombeiros da Flórida uma quantia de US$ 80.000 como parte da sentença. O valor deve ser pago em um 60 dias.
Este não é o primeiro caso a manchar o integridade do futebol chileno. A liga de futebol chilena tem sido palco de vários incidentes de jogadores de futebol envolvidos em delitos desse tipo até agora neste ano. Um dos mais recentes é o caso de Jordhy Thompson, que há alguns meses recebeu uma sentença por violência de gênero.
Detalhes sobre a ofensa e o apoio da Universidad de Chile.
Yonathan Andía foi detido pelos Carabineros depois de passar por um sinal vermelho. Além do fato de estar dirigindo sob efeito de álcool, o jogador de futebol não tinha todos os seus documentos em ordem e tinha “vários documentos vencidos”.
Por esse motivo, foi transferido para a delegacia de polícia de La Florida. Lá, Andía concordou em fazer o teste correspondente. No entanto, os valores eram mais altos do que os permitidos por lei, de modo que teve de permanecer no centro de detenção. por várias horas.
Ele recebeu imediatamente o apoio do departamento jurídico da Universidad de Chile,que lhe forneceu a orientação necessária depois que ele foi acusado de cometer um delito de trânsito.
“O jogador não foi submetido ou transferido para outro controle de detenção, mas foram tomadas as medidas legais para esse tipo de evento. O jogador, por volta das 12 horas, 13 horas, foi liberado,
disse Jorge Arredondo, advogado do Azul Azul.
Unión La Calera x Colo Colo: palpites, onde assistir e escalações – Campeonato Chileno (16/10)
Palpites Ñublense x Unión La Calera: dicas e prognósticos (15/08)
“Tem sido um mercado difícil”, diz Gustavo Quinteros, do Colo COlo
Escalações Universidad de Chile x Universidad Católica: XI prováveis (28/06)