
O anastaciano Marcio Teixeira Lopes, 30 anos, conhecido como Blanca, professor e praticante da capoeira angola, chegou ao Brasil nesta segunda-feira (17) após ficar dois meses na Europa ensinando a modalidade em escolas e ministrando workshops.
Impressionado com a cultura nos três países em que visitou, Blanca conta que a capoeira foi uma forma de ensinar um pouco sobre o Brasil aos moradores do Velho Continente.
– Eles (europeus) querem saber tudo o que envolve não só a capoeira, mas o Brasil em si. Levei a ideia de ensinar a modalidade e falei sobre tudo. Quando estive em Dortmund, na Alemanha, alunos de uma escola me perguntavam até sobre a nossa comida. É uma experiência única.
A chance de visitar Alemanha, Croácia e Dinamarca veio através de um convite dos próprios europeus. No período, o capoeirista deu aulas e esteve presente em três eventos da capoeira angola em Hamburgo, Wuppertal e Split.
Formado em educação física, Lopes conta que o esporte entrou em sua vida de forma despretenciosa, há 22 anos. Hoje, o anastaciano é professor da modalidade em Marília e Assis (SP).

– A capoeira é minha vida. Com a prática dela fui me desenvolvendo como cidadão e observando a importância de estudar para melhor realizar a atividade de professor.
Impressionado após os 7 a 1
Durante sua passagem pela Alemanha, o capoeirista acompanhou o Brasil ser humilhado pelos germânicos no futebol, pela semifinal da Copa do Mundo, por 7 a 1. Blanca ficou impressionado com a repercussão do fato.
– Poderia até dizer que foi engraçado. Muitas pessoas me ligaram para saber como estava me sentindo, se eu estava chorando, e o que aquilo representava para mim. Os europeus ligam muito o futebol ao brasileiro – conta.

Palpites de Hoje e Informações dos Jogos da Liga das Nações – 19/11/2024
Red Bull coloca Pérez na berlinda e cobra resultados: “Apoio tem limite”
Candidatos ligados ao esporte sofrem derrotas expressivas nas eleições de 2024
Isaquias Queiroz conquista a prata e faz história em Paris: O maior do Brasil!
Paris 2024: Argentina avança às quartas e vai enfrentar a França