A Vila Olímpica de Paris abriu suas portas nesta quinta-feira, a oito dias do início das Olimpíadas de 2024. A seleção brasileira de ginástica artística foi a primeira a se acomodar no local, sendo recebida com entusiasmo pelos outros atletas e comissão técnica. Entre os destaques, estão os medalhistas olímpicos Rebeca Andrade e Arthur Nory, que lideraram a delegação.
Primeiros Dias na Vila Olímpica
A Vila Olímpica, localizada entre as cidades de Saint-Denis, Saint-Ouen e L’Île-Saint-Denis, no subúrbio de Paris, abrigará cerca de 14 mil pessoas, entre atletas e equipe técnica, durante os Jogos.
O Time Brasil está numa área mais tranquila, longe da movimentada área internacional. Segundo Jade Barbosa, ginasta da equipe, a chegada à Vila foi um momento único:
“Eu acho que é um momento que só o esporte proporciona, né? São poucos dias, passam rápido, são que são muito esperados. Então chegar na Vila, ver o seu quarto, ver que o sonho está se tornando realidade”, disse a atleta.
Sustentabilidade e Climatização
Com a chegada forte do verão na Europa, no entanto, os atletas nas Olimpíadas de Paris 2024 podem enfrentar níveis perigosos de calor. Estudos da British Association for Sustainable Sport e da Frontrunners destacam que o aumento contínuo das temperaturas globais deve causar preocupações no futuro dos Jogos.
As temperaturas médias em julho e agosto aumentaram 2,4°C e 2,7°C, respectivamente, nos últimos 100 anos desde a última vez que as Olimpíadas foram realizadas na França, em 1924.
Os organizadores já estão preparados para isso há tempos. Pensando na sustentabilidade do evento, a Vila Olímpica foi projetada para ser um bairro de baixa emissão de carbono.
Medidas ecológicas para enfrentar o calor
Os prédios utilizam um sistema de refrigeração urbana que bombeia água do Rio Sena para resfriar os ambientes. Essa medida é pensada para reduzir a temperatura interna em até 6ºC.
Para garantir o conforto dos atletas, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) alugou 130 aparelhos climatizadores, um investimento de 39 mil euros (cerca de R$ 230 mil).
Com a chegada da delegação brasileira de ginástica artística, a expectativa e o entusiasmo crescem à medida que se aproximam os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Acompanhe notícias do esporte no X (antigo Twitter):
Tweets by timebrasil