Depois do prazo apertado entre os jogadores do Borussia Dortmund e os bávaros, um dos mais importantes jogadores do Dortmund se junta ao Bayern de Munique como agente livre.
Raphael Guerreiro, um jogador de “lealdade”.
Raphael Guerreiro, um jogador versátil nascido na França, mas naturalizado português, fez sua estreia pelo clube francês Caen na temporada 2012/2013. Ele marcou seu primeiro gol em 2013 contra o Sedan. Em sua primeira campanha na Ligue 2, jogou todas as partidas. No entanto, não conseguiu ser promovido com sua equipe. Por esse motivo, o Lorient, da Ligue 1, decidiu comprá-lo por três milhões de euros.
Em sua primeira temporada na primeira divisão francesa, jogou todos os jogos e se estabeleceu como zagueiro, ganhando uma convocação para a seleção portuguesa sub-21. Em 2014, apesar do fraco desempenho de sua equipe, foi chamado para fazer sua estreia na seleção principal. Com o Lorient, disputou 111 jogos e marcou 10 gols.
Em 2016, o Borussia Dortmund o comprou por 12 milhões de euros. Guerreiro jogou sete temporadas com a equipe. Foram 224 partidas, 40 gols e 50 assistências. Também ganhou a Supercopa da Alemanha e duas Copas da Alemanha.
O português já posou com a camisa do Bayern de Munique, conforme o clube oficializou em suas redes sociais:
Tomas Tuchel vai se reunir com Raphael Guerreiro
Foi o ex-técnico do Chelsea que revelou todo o potencial de Raphael enquanto o dirigia no Dortmund. Além disso, em seu primeiro ano sob o comando de Tuchel, em 2016, Guerreiro foi convocado para a equipe nacional e venceu o Campeonato Europeu. Naquela temporada, o técnico alemão o escalou 35 vezes e ele fez com sete gols e nove assistências.
O jogador pode atuar como zagueiro e meio de campo. Ele é fundamental quando há uma linha de três jogadores, porque se torna um ala perigoso. Tuchel poderá usá-lo em diferentes posições, dependendo da partida. Por enquanto, ele luta pelo lugar de Alphonse Davies na lateral esquerda.
Raphael Guerreiro se junta a Konrad Laimer como as duas novas contratações ao time bávaro para a temporada 2023/2024 na Bundesliga, a DFB-Pokal, a Supercopa e a Liga dos Campeões.
A contratação de Laimer também foi gratuita, pois o contrato do jogador com o RB Leipzig expirou e ele decidiu se juntar aos recentes campeões alemães. Outros nomes na diretoria do Bayern incluem Azpilicueta e Walker para a lateral direita.
Eles também estão considerando Kim Min-jae como zagueiro central e Moisés Caicedo como meio de campo. Quanto ao ataque, parece que será:
- Kolo Muani.
- Osimhen.
- Vlahovic.
- Goncalo Ramos.
- Niclas Füllkrug.
Mas tudo depende do valor pedido pelas equipes e se o jogador se encaixa no estilo do time.