Deco, ex-craque do Barcelona, é o novo novo diretor esportivo da instituição blaugrana. Os catalães continuam a mover suas fichas institucionais e o português é uma delas.
O ex-meio-campista substituirá Mateu Alemany, que estava no cargo desde 2021. Deco estará à frente deste escritório a partir de 2 de setembro, logo após o encerramento do mercado de transferências. Ele assinou um contrato de três anos.
Desde alguns meses atrás, o histórico jogador de futebol tem trabalhado como assistente de Alemany, Rafa Yuste, vice-presidente, e Xavi, estrategista do time profissional. O meio-campista português também fechou sua própria agência de representação de jogadores e esteve envolvido em todos os processos de contratação. contratações do Barcelona para a temporada 2023-2024.
O comunicado oficial do clube afirmou que Deco será responsável por “definir a filosofia esportiva” do Barcelona, bem como “montar o elenco junto com o treinador e a equipe técnica”. Mas sua principal missão é ser “o chefe da seção de futebol”.
Neste mercado de transferências, até agora, a equipe que faz a vida no Camp Nou contratou três jogadores e Deco esteve envolvido em todas elas:
- Oriol Romeu, de Girona.
- Iñigo Martínez, como agente livre.
- Vitor Roque, do Athletico Paranaense.
O jogador português vestiu a camisa Blaugrana. entre 2004 e 2008. Ele jogou em 161 partidas e marcou 20 gols. Ele também ganhou cinco títulos:
- Uma Liga dos Campeões.
- Duas ligas.
- Duas Supercopas.
Além disso, ele já conhece Xavi porque ambos jogaram juntos quando eram jogadores. A mesma declaração dizia que Deco terá um trabalho diferente do que há mais de dez anos:
“Quinze anos depois, ele assumirá um papel muito diferente e, como um dos especialistas em identificar talentos, como era quando era jogador de futebol, suas decisões também podem moldar o futuro do futebol do clube.”
expressou o Barcelona.
Deco deu suas primeiras declarações
O ex-representante de Raphinha prestou suas primeiras declarações e confessou que está “muito feliz” por estar de volta ao Barcelona.
“Voltar a este clube para mim é algo precioso, quando criança eu sonhava em jogar aqui e realizei meu sonho estando aqui como jogador. Eu fiz parte da história do clube e agora estou voltando com um papel importante, assim como a direção esportiva.”
disse ele.
Ele também indicou que o grupo liderado por Xavi “é um time espetacular”, cheio de jovens e uma mistura de jogadores experientes e jogadores emergentes. Ao mesmo tempo, ele comentou que eles têm o material necessário para lutar nas diferentes competições em que jogarão.
Ele também deixou claro que conhece os responsabilidade que ela terá de agora em diante:
“Sei o tamanho do clube e quanto trabalho há, mas estou feliz com o projeto do presidente. O Barça é um clube que sempre gera trabalho”,
encerrou.