A Universidad de Concepción não recebeu o prêmio esperado, após ser coroada campeã da Zona Sul. A situação causou rejeição entre os torcedores chilenos.
A Universidad de Concepción foi coroada campeã da Zona Sul da Copa Chile. Embora tenha perdido para o Deportes Temuco por 1 x 2, a equipe foi favorecida pelo 4-2 no placar nos acréscimos, classificando-se assim para a fase final. Durante a cerimônia de premiação, um polêmica por causa do troféu que El Campanil recebeu.
O prêmio foi destinado a outra equipe. A inscrição distinguia data 2019, bem como o nome do Sporting Cristal. A situação causou insatisfação entre os membros do clube e também gerou descontentamento na comunidade de torcedores.
O troféu veio da ocasião em que o time peruano visitou o país para a Copa Libertadores 4 anos atrás. Diz-se que o Conselho Municipal de Concepción fez um reconhecimento a ele para elenco de Tiago Nunes na época.
As imagens do “troféu reciclado” se tornaram virais nas redes sociais e as críticas à Federação Chilena de Futebol não esperaram muito. Os fãs de futebol chilenos descreveram o ato como um “embaraçoso e vergonhoso”.
Além disso, eles criticaram o campeonato por falta de organização. Tudo isso ocorre em um contexto que piora as coisas para a ANFP, que já está no centro da controvérsia devido às constantes alegações de arbitragem e aos recentes rumores de corrupção.
Pedido de desculpas da ANFP pelo erro na Copa Chile.
Diante dessa situação, a Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile enviou uma carta ao presidente da Universidad de Concepción, Gustavo Lecaros. A carta indicava que esse era um “erro infeliz”.
Esse prêmio não atendeu aos padrões adequados, pois, na ausência da placa de premiação correspondente, devido a um erro no procedimento para sua apresentação, foi usado um prêmio usado anteriormente em outro contexto. Lamentavelmente, um membro da Associação assumiu uma posição que não era de sua responsabilidade, aprovando a entrega desse prêmio”,
publicou a ANFP.
O órgão regulador pediu desculpas aos membros do clube pelo prêmio vergonhoso. A ANFP também se comprometeu a enviar, assim que possível, um novo prêmio que está à altura dos padrões da Copa Chile.

As equipes da Primera B não vão para a Libertadores.
Universidad de Concepción e Cobreloa são as duas únicas equipes que não vão para a Libertadores duas equipes da Primera B na Copa Chile. No entanto, mesmo que vençam o torneio, eles não participarão da Copa Libertadores.
Embora o principal incentivo do campeonato seja uma passagem segura para a competição internacional, quando se trata de equipes das categorias inferiores, a Conmebol estabelece certos regulamentos.
A esse respeito, a Confederação Sul-Americana de Futebol determina que apenas os clubes que podem se classificar para a Copa Sul-Americana e a Copa Libertadores podem se classificar para a Copa Sul-Americana e a Copa Libertadores. pertencem às primeiras divisões.
“Como regra geral, os clubes participantes deverão, em todos os casos, pertencer à competição da Divisão Principal das Associações no ano em que a competição continental para a qual se qualificou for disputada,
conforme o artigo 81 da Copa do Chile.