O lateral do Bayern de Munique João Cancelo foi o único jogador português incluído no XI ideal escolhido pela FIFA.
A federação portuguesa de futebol acolheu favoravelmente a inclusão de João Cancelo no XI ideal para 2022.. Ele também enfatizou que o jogador é “uma referência inescapável” para o futebol de seu país.
O lateral é o único lusitano da equipe da FIFA, que pela primeira vez em 15 anos não incluiu Cristiano Ronaldo, que tem sido o rosto visível nas galas que honram seus respectivos países.
No comunicado, o presidente da FPF, Fernando Gomes parabenizou o Cancelo pelo reconhecimento. Uma honra disponível somente para os jogadores mais dedicados e talentosos do mundo.
“Um jogador que usa a granalha, a paixão e a técnica superlativa como suas principais armas”, João Cancelo é uma referência inescapável no futebol e no esporte nacional.“,
Fernando Gomes.
Finalmente, o líder também agradeceu-lhe pela “contribuição indelével que ele fez à seleção nacional”, para a qual ele já jogou 41 jogos.
A carreira de João Cancelo
João Pedro Cavaco Cancelo, 28 anos, veio através do sistema juvenil do Benfica. Após duas aparições com a primeira equipe, ele assinou para Valência, onde passou entre 2014 e 2018..
Em seu último ano com a equipe “che”, ele foi emprestado à Inter de Milão e na temporada seguinte foi transferido para a Juventus, onde coincidiu com seu compatriota Cristiano Ronaldo.
Ele passou apenas uma temporada em Turim. Lá ele ganhou a Serie A e a Copa da Itália.. Suas atuações foram tão extraordinárias que o Manchester City de Pep Guardiola pagou por sua transferência e ele foi um acessório permanente até novembro do ano passado.
Em janeiro ele finalmente partiu emprestado ao Bayern de Munique, onde está atualmente emprestado. Apesar da recepção positiva do clube alemão, o Cancelo não tem sido tímido em declarar que o grupo “cidadão” tem sido o melhor em que ele esteve como jogador de futebol.