O lateral-esquerdo Marcos David Mina retornou ao futebol colombiano para reforçar as fileiras do América de Cali.
Marcos David Mina: uma carreira discreta, mas excepcional.
Durante seus anos de formação, jogou pelo Deportes Quindío, Universitario Popayán e Club Boca Juniors de Cali.
No entanto, foi no futebol croata que ele se desenvolveu e se profissionalizou. Em 2021 e com 21 anos, Marcos David Mina assinou um contrato com o HNK Sibenik da Prva HNL. Lá, ele passou três temporadas excepcionais em um clube croata discreto.
Durante essas três temporadas, demonstrou sua explosão em sua posição. Jogou um total de 68 partidas, marcou dois gols e deu duas assistências.
Vale a pena notar que o colombiano fez parte de um desempenho histórico da equipe na recente Copa da Croácia. Eles venceram o Gorica por 2 a 0 na primeira rodada. Em seguida, triunfaram na segunda rodada com um placar de 0-2 contra o BSK. Finalmente, perdeu na final por 2 a 0 contra o Hajduk Split.
Esta é a segunda vez que o conjunto Narančasti é proclamado o vice-campeão da competição.
Procurando aumentar a profundidade da equipe
América de Cali contratou o lateral esquerdo em uma transferência gratuita e para aumentar as opções do técnico Alexandre Guimarães.
“Marcos Mina se junta à Paixão de um Povo! O lateral-esquerdo chega do futebol croata para trazer todo o seu talento para a nossa instituição”, foi a mensagem do América em suas redes sociais.
Além disso, esta é a sexta chegada ao campus durante a janela de transferências de verão. Edwin Cardona, Jorge Soto, Joyce Ossa, Víctor Ibarbo e Jader Quiñones são as contratações anteriores. A mensagem é clara: a instituição quer competir tanto na liga quanto na copa.